O montanhismo é popularmente conhecido como uma atividade que consiste em subir montanhas através de caminhadas e/ou escaladas, com diferentes graus de dificuldade e tempo de duração. Entretanto o termo “montanhismo” abrange uma série de outras atividades e práticas esportivas como caminhadas em montanha (de curta e longa distância, podendo incluir vários dias), escaladas em rocha, gelo e neve, alta montanha ou até mesmo escalada indoor (muros artificiais).

            A história do montanhismo possui diversas narrativas e marcos importantes, porém ela se perde na antiguidade quando o homem ainda possuía uma vida nômade, e precisava migrar para outros lugares em busca de alimentos e melhores condições climáticas para sobreviver. Muitas vezes era necessário transpor grandes barreiras naturais como serras e cordilheiras. Ao longo do tempo, alguns povos primitivos passaram a “adorar” e “venerar” as montanhas, pois acreditava-se que era moradia de deuses e divindades. Muitos tentaram cruzar essas cordilheiras para subir suas montanhas, em busca de novas descobertas e também com cunho filosófico. Claro que a maioria das experiências devem ter sido assustadoras e aterrorizantes, uma vez que se desconhecia os fenômenos naturais que ocorriam nesse ambiente montanhoso, atribuindo isso a origem misteriosa, divina ou infernal.

            O homem sempre teve um instinto desbravador muito latente no seu processo evolutivo, e com isso cada vez mais territórios eram explorados. Entre os séculos XIV e XVI ocorreram as grandes navegações, quando os oceanos serviram de conexão para “novas” terras até então desconhecidas. Nesse período até o final do século XVIII, a curiosidade e a busca pelo conhecimento de si mesmo aguçava cada vez mais a ideia de o homem subir as montanhas, que até então estavam completamente inexploradas.

            Existem registros históricos de ascensão de montanhas desde 1336, feito por Francesco Petrarca no intuito de fazer reflexões filosóficas, assim como demais pessoas que da mesma forma fizeram. Entretanto como esporte, o montanhismo teve seu início na Cordilheira dos Alpes no ano de 1760, quando Horace Saussure ofereceu uma grande recompensa para quem fizesse o cume do Mont Blanc, mas somente depois de 26 anos e inúmeras tentativas frustradas é que o feito foi alcançado. No dia 8 de agosto de 1786, o médico Michel-Gabriel Paccard e o pesquisador Jacques Balmat lograram com êxito os 4,807m de altitude dessa emblemática montanha.

            De lá pra cá o número de montanhas conquistadas e de novos montanhistas aumentou exponencialmente, e junto desse processo, novas modalidades, técnicas e equipamentos foram surgindo. Entretanto a essência continua a mesma, preservar a natureza e praticar o esporte sem modificar as características do local, promovendo o mínimo impacto e a ética, pois somente dessa forma o montanhista poderá se beneficiar de todo o meio envolvido e contemplar todo seu esplendor.

            Existem diversas modalidades que surgiram dentro do montanhismo, principalmente as decorrentes do local onde é praticado, como Alpinismo (nos Alpes), Andinismo (nos Andes), Himalaísmo (no Himalaia) e outros. Nesse caso a forma como é praticado não se difere em suas características, uma vez que o objetivo e os meios são basicamente iguais.

            Com a evolução das técnicas e surgimento de novos equipamentos, foi possível realizar desafios cada vez mais extremos e novas modalidades esportivas dentro do montanhismo foram surgindo, entre elas podemos citar:

  • Escalada em livre: se baseia na subida de uma parede rochosa se utilizando apenas de apoios naturais. As mais conhecidas são a escalada tradicional e a esportiva;
  • Escalada artificial: a progressão em vias de escalada se dá com o uso de equipamentos para se apoiar, como estribos, ganchos (cliff), nuts e friends (entaladores);
  • Big Wall: escalada que se utiliza diversas técnicas e que se passam dias na parede escalando;
  • Escalada Alpina: é a modalidade mais difícil dentro do montanhismo. O atleta enfrentará diferentes terrenos e obstáculos em sua escalada. É feita sob uma séries de regras e ética própria.
  • Alta montanha: é a atividade que mais se assemelha com sua denominação. Caracterizada por subir montanhas acima de 4.000m de altitude.
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é rockclimber.png

            Montanhismo e suas vertentes são atividades esportivas que requerem um grande conhecimento técnico e experiência por parte de quem pratica. Ela envolve riscos, inclusive de morte e deve ser feita de maneira segura e consciente. Para tal são necessários diversos tipos de preparação, principalmente física e mental.

            Para iniciar nesse maravilhoso mundo do montanhismo, indiferente da modalidade pretendida, é muito importante procurar escolas, empresas ou pessoas reconhecidas nesse meio, com bom histórico de trabalho e boas referências.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *