No último feriado de Páscoa eu, (Carin), Leco e Dioni, tivemos a oportunidade de fazer uma incrível viagem para Caçapava do Sul – RS, região que é conhecida pelo seu “mar” de conglomerados. Durante nossa estadia, pudemos experimentar diferentes setores de escalada esportiva e tradicional, e explorar as maravilhas naturais da região.

No primeiro dia, nosso amigo Dioni nos levou para conhecer a Pedra da Abelha, um setor de escalada que para acessá-lo, é necessário solicitar a chave do portão na fazenda ao lado. Conversamos com o caseiro e respeitamos a sua orientação sobre a importância de deixar as porteiras fechadas. O acesso ao setor de escalada é fácil, onde é possível estacionar o carro na base das vias.

As vias de escalada são de excelente qualidade, incluindo vias tradicionais e esportivas. “Começamos escalando um 7B e depois uma via 10ª, que foi uma experiência incrível, entrei com o Ian na Via Zona Pelúcida 10A, acho que foi a primeira vez que entrei em uma via com essa graduação (valeu a parceria Ian e Derik). Saí comemorando, por ter a coragem de entrar em uma via tão desafiadora.” Relato de Carin.

Carin provando a via “Zona Pelúcida – 10a”, no setor Bosteiro.

No final de tarde ainda reservamos um tempo para escalar a via “OBRIGADO PELA VIDA – 5º”, em três enfiadas de corda, onde pudemos curtir um maravilhoso pôr do sol.

Cume da Pedra da Abelha


No segundo dia, fomos conhecer a Pedrada da Baleia, que exigiu uma boa caminhada até o setor, mas que é recompensada pela linda paisagem e pela qualidade das escaladas que são muito boas.

Caminho para a Pedra da Baleia (ao fundo).

Dioni na via “Bicho Papão – 8c”.

Pensando na nossa logística, deixamos para o último dia a Pedra do Leão, que fica no “quintal” do Camping Galpão de Pedra, do Sr. Manoel e sua querida família, onde estávamos acampados. Essa “pedra” é linda com várias vias fáceis, um verdadeiro campo escola, escalamos várias vias de 5º e 6º graus, finalizando com a clássica “À procura do Elo – 5º”, uma via linda, aérea de 3 enfiadas de corda que dá até o cume da Pedra do Leão, onde se tens uma visão panorâmica de 360º do complexo de rochas da região.

Carin em uma das várias vias tranquilas na face sul da Pedra do Leão.

Carin puxando a cordada na via “À procura do Elo”.

Durante nossa estadia, ficamos hospedados no camping do Sr. Manoel, que ofereceu toda a estrutura necessária para passarmos dias maravilhosos em contato com a natureza.

A viagem foi uma verdadeira imersão na cultura e natureza da região, onde pudemos explorar nossos limites e aprender mais sobre a cultura do montanhismo.

Recomendamos a todos que visitem a região e vivam essa experiência incrível. Ficamos encantados com a hospitalidade dos moradores locais, a beleza das paisagens e a riqueza histórica e geológica da região. Acesse @naokiarima, onde você encontra muitas informações sobre o local.

Dioni Capelari em mais uma das lindas vias da Pedra da Abelha.

Com certeza tu precisa de varias vidas para poder escalar tudo isso. Simplesmente inacreditável a qualidade de rocha e escalada que tem na região. Gratidão escaladores e conquistadores por nos permitir viver tudo isso. São gerações abrindo vias e conquistando, vocês fizeram e fazem a diferença na escalada Gaúcha.


GRATIDÃO TIME CAEL POR TUDO ISSO.

Por: Carin Marchiorato

Categories:

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *