Continuando com nossas publicações aqui no blog, vamos começar a falar de um assunto que foi colocado em votação na última enquete lançada em nossa página do Instagram, e que teve uma maioria “esmagadora” sobre o tema. Começaremos a falar sobre Treinamento Esportivo. Como o assunto é muito vasto e amplo, dividiremos em tópicos específicos ao longo do tempo, uma vez que não seria possível em um único artigo tratar de um tema tão interessante e importante na vida das pessoas (seja atleta ou não).

Então vamos dar início citando a definição de treinamento esportivo proposta por Tudor Bompa, um dos maiores cientistas esportivos e referência na área, que diz – “O treinamento desportivo apresenta-se como uma atividade física de longa duração, graduada de forma progressiva, individualizada, atuando especificamente nas funções humanas, fisiológicas e psicológicas, com objetivos de superar tarefas mais exigentes que as atuais” (1983). Diante disso, fica claro que o treinamento esportivo demanda tempo, de acordo com os objetivos de cada indivíduo. Ele não pode ser algo aleatório e eventual, é necessário todo um levantamento de informações, testes e cálculos, além de um acompanhamento dos resultados e avaliações constantes.

           

Quando escutamos falar sobre treinamento esportivo, é comum que muitas pessoas pensem que isso faz parte somente da vida de atletas profissionais, ou daqueles que estão em busca do alto rendimento esportivo. Entretanto todo treinamento deve (ou deveria) fazer parte da rotina de vida da população em geral, levando em consideração os inúmeros benefícios que o esporte e as atividades físicas proporcionam, tais como:

– Prevenção de inúmeras doenças degenerativas;

– Melhor funcionamento de todo sistema cardio-vascular;

– Melhor aproveitamento do sistema respiratório;

– Redução da ansiedade, diminuição do stress;

– Controle do colesterol, diabetes e peso corporal;

– Aumento da autoconfiança;

– Melhora significativa na qualidade de vida e tantos outros.

          

  Porém nada se consegue sem algum “sacrifício”, e será necessário um pouco de dedicação do praticante. Estando ciente disso, o primeiro passo para qualquer treinamento esportivo ou atividade física é estar disposto e determinado a fazê-lo, pois o mesmo exige comprometimento. Qualquer hábito novo em nossa rotina de vida requer tempo, e para isso você deverá reorganizar sua agenda e reservar alguns períodos da semana para realizar seu treinamento, que estará diretamente relacionado com a sua condição física atual e o(s) objetivo(s) que deseja alcançar.

Levando tudo isso em consideração, o segundo passo é escolher uma modalidade esportiva ou atividade física que você goste e se identifique. Pode ser caminhada/corrida, musculação, surfe, skate, trekking, bike, trail running, escalada indoor, escalada em rocha…  Enfim, cada uma delas deve (ou deveria) ter um planejamento individualizado de acordo com o seu perfil e objetivo(s). Tendo escolhido seu esporte/atividade, é importante procurar um profissional da área que tenha ampla experiência na modalidade e de preferência que seja também um profissional de Educação Física, pois ele terá a formação acadêmica e competência necessária para planejar e acompanhar seu treinamento para que o mesmo seja seguro (sem causar lesões) e eficiente (atingindo os seus objetivos dentro do que foi planejado).

           

Se você já é praticante de alguma modalidade esportiva, será mais fácil buscar a ajuda de um profissional da área e que tenha o domínio e conhecimento da atividade. Caso esteja iniciando no meio esportivo, será muito importante procurar referências de quem irá lhe conduzir no processo. Nós da CAEL Adventure contamos com ótimos profissionais na área de treinamento esportivo, que poderão lhe auxiliar de forma segura e eficiente para alcançar seus objetivos.

            Mas é possível treinar ou realizar algum treinamento sem o acompanhamento de um profissional? A resposta é sim, entretanto os riscos de se machucar e adquirir lesões decorrente de um treino mal elaborado e executado são grandes, e atingir a sua capacidade máxima dentro de um limite de segurança é bem difícil. Mas é possível obter melhoras significativas quando se tem o conhecimento e entendimento dos “Princípios Básicos do Treinamento Esportivo”, que será nosso próximo assunto dentro da área de treinamento. Então fiquem ligados que teremos muito material de qualidade, para dar um mínimo de conhecimento para quem quer melhorar sua performance esportiva, principalmente as relacionadas ao montanhismo.

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *